quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Meiose

 A Meiose é um processo de divisão celular, em que seres de reprodução sexuada (união de duas células reprodutoras especializadas, os gametas, para a formação de um ovo ou zigoto) irão formar seus gametas (célula reprodutoras, gameta masculino = espermatozoide, gameta feminino= óvulo). A síntese de DNA ocorre na Interfase.
 O produto final desse processo de divisão celular são 4 células haplóides, que se originaram de uma célula diplóide (2n). Portanto, a meiose é um processo de divisão reducional.




Na meiose ocorrem duas divisões celulares: MEIOSE I (divisão reducional) e a MEIOSE II (divisão equacional).


Meiose I
 Processo de divisão reducional, que quando tem inicio o DNA já esta replicado. Ocorre a formação de duas células haplóides (n), a partir de uma célula diplóide (2n).
 A meiose I se subdivide em 4 fases:

-Prófase I: é subdividida em 5 estágios: Leptóteno, Zigóteno, Paquíteno, Diplóteno e Diacinese.

*Leptóteno: tem início a condensação dos cromossomos, que se tornam mais visíveis. Os cromossomos se condensam se transformando em CROMÔMEROS. 
*Zigóteno: pareamento dos cromossomos homólogos lado a lado, como se fossem as duas partes de um zíper sendo fechado, processo denominado SINAPSE CRÔNICA.
*Paquíteno: os cromossomos estão completamente condensados e emparelhados. Existem , quatro cromátides, ou seja, dois pares de cromossomos homólogos, que formam um conjunto denominado bivalente ou tétrade.
 Nesse estágio também ocorre o processo mais importante da meiose, o CROSSING-OVER\ PERMUTAÇÃO. Ocorrem as quebras nas cromátides dos cromossomos homólogos, que logo são reparadas. Porém, as vezes essa soldadura, que repara essas quebras, ocorre em posição trocada, onde uma cromátide se solda ao fragmento de sua homóloga e vice-versa, 
esse processo de troca de material entra as cromátides dos cromossomos homólogos é denominado CROSSING-OVER.

*Diplóteno: cromossomos homólogos começam a se separar, aparecendo mais nitidamente as cromátides, que se cruzam em determinados pontos, originando as quiasmas.
*Diacinese: os cromossomos homólogos continuam a se afastar, permanecem unidos pelos quiasmas, que deslizam para as extremidades dos bivalentes, por isso essa etapa e conhecida como terminalização dos quiasmas. Na diacinese os cromossomos também deixam de sintetizar RNA e os nucléolos reaparecem. 




Metáfase I: desaparecimento da membrana nuclear e formação do fuso acromático; centrômeros orientados para pólos opostos.

Anáfase I: devido ao encurtamento das fibras do fuso, os cromossomos homólogos se separam e migram para os pólos opostos da célula.

Telófase I: os cromossomos homólogos que estavam migrando para os pólos opostos da célula, chegam aos pólos e a membrana nuclear é reconstituída. Ocorre a intercinese que é um intervalo entre a meiose I e a meiose II.



Meiose II
 As duas células resultantes da meiose I, passam para a meiose II, processo de divisão equacional, sem que haja a intérfase.

 Prófase II: duplicação dos centríolos, desintegração da carioteca, microtúbulos se ligam aos cinetócoros movendo os cromossomos para o centro da célula.

 Metáfase II: cromossomos dispõem-se no plano equatorial da célula, prendendo-se ao fuso através do centrômero, formando a placa equatorial.

 Anáfase II: divisão dos centrômeros, as cromátides-irmãs de cada cromossomo migram para os pólos opostos da célula e se separam.

 Telófase II:cromossomos já se encontram nos pólos celulares, reorganização do núcleo, resultando em 4 células haplóides.



COMPARAÇÃO: Mitose e Meiose


Extras







quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Divisão Celular

 A divisão celular é a etapa em que células se reproduzem, originando duas ou mais células filhas, que herdarão as mesmas características da célula materna. A divisão celular compreende a Interfase, Mitose , Meiose e Citocinese.
                                                                      
                           Mitose
 Processo de divisão celular que origina células 2n, com o mesmo número de cromossomos da célula original.

- Interfase: intervalo entre duas mitoses; período de repouso, porém o núcleo se encontra muito ativo metabolicamente (síntese de DNA e RNA), é marcado também pela replicação do centríolo 


Fase G1: nesse momento a célula acumula todos os materiais necessários para que ocorra a duplicação do DNA.
Fase S: ocorre a duplicação do DNA, e o núcleo aumenta.
Fase G2: a célula irá armazenas todos os materiais necessários para a mitose, ocorrerá o crescimento celular.
Fase M: fase da MITOSE, se subdivide em 4 : Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase.
      
     *Prófase: cromossomos se condensam; membrana e nucléolo desaparecem; centríolos migram para os polos opostos; formação do fuso acromático; 
       * Metáfase: membrana já desapareceu;  cromossomos ficam alinhados na placa equatorial; fuso acromático já formado.
              * Anáfase: cromátides migram para polos opostos da célula; tem inicio a citocinese, a divisão do citoplasma.
               *Telófase: membrana nuclear e o nucléolo reaparecem; o fuso acromático desaparece; os cromossomos se descondensam; ocorre a citocinese                   





terça-feira, 26 de agosto de 2014

Células

 As células são os constituintes principais de todos os seres vivos, com exceção dos vírus (seres acelulares que não possuem células), possuem diferentes formas, tamanhos e funções definidas.
 


Existem dois tipos de células: Eucarióticas e Procarióticas.

  • Eucarióticas: são as células que possuem um núcleo organizado delimitado por uma membrana e com diversas organelas. Como exemplo de seres Eucariontes podemos citar os Humanos (pluricelulares = mais de uma célula) e os Protozoários (unicelulares = uma célula).Existem células eucarióticas animais e vegetais, que estruturalmente são muito semelhantes, mas apresentam algumas diferenças.                                                                                                                                                                                                                                                                    



- Membrana Celular\Plasmática: é formada por uma camada dupla de fosfolipídios (cabeça polar e cauda apolar), além de colesterol e proteínas. Ou seja, a membrana plasmática possui uma constituição LIPOPROTÉICA . 
 A dupla camada de fosfolipídios e fluída, as proteínas mudam de posição continuamente, como peças de mosaico, por isso diz-se que a membrana plasmática possui sua constituição como um MOSAICO FLUÍDO.        

 - Citosol: fluído homogêneo e viscoso que ocupa o citoplasma, onde se localiza o núcleo. Esse fluído e constituído principalmente por água, proteínas, sais minerais e açúcares.

 -Núcleo: é a estrutura que contém o material genético,DNA.

 -Retículo Endoplasmático: transporta e sintetiza substâncias no interior da célula para o seu exterior. É dividido em dois tipos, de acordo com a presença ou não de Ribossomos:
·         Retículo Endoplasmático Liso\ Agranular: Não possui Ribossomos ligados a ele. Atua na síntese de lipídios e hormônios sexuais, em processos enzimáticos e na desintoxicação das células.
·         Retículo Endoplasmático Rugoso\ Granular: Apresenta Ribossomos ligados a ele. Sua associação com os Ribossomos permite a síntese de proteínas na célula.

-Aparelho de Golgi\ Complexo de Golgi: atua no armazenamento, transporte e transformação de substâncias da célula. Também e responsável por formar lisossomos, através das substâncias que são secretadas pelas vesículas do Retículo Endoplasmático, que logo após, são transportadas até o Aparelho de Golgi.
 Possui duas faces: face cis (face do complexo de golgi voltada para o retículo granuloso) e a face trans (face em que brotam as vesículas contendo as proteínas modificadas e selecionadas de acordo com o seu destino).

-Ribossomos: estrutura na qual moléculas de proteínas são sintetizadas.

-Mitocôndrias: é onde ocorre a respiração celular, para a formação de energia, ATP.

Citoesqueleto: conjunto de fibras e túbulos que mantém a forma da célula, além de permitir o movimento desta e participa do processo de endocitose e exocitose.

-Vesículas: estruturas membranosas pequenas que transportam substâncias, podem se unir á membrana e eliminar seu conteúdo para fora da célula.

- Centríolos: presentes em células animais e ausentes em plantas mais complexas,são formados por tubos de proteínas, estão relacionados á organização do citoesqueleto e aos movimentos (cílios e flagelos).






-Vacúolos da célula vegetal: forma-se a partir de bolsas de retículo endoplasmático ou do complexo golgiense. É envolvido por uma membrana denominada TONOPLASTO.
 Os Vacúolos armazenam açúcares, ácidos orgânicos e, em alguns casos proteínas. Armazenam sustâncias prejudiciais, que poderiam causar danos ao citoplasma.

- Plastos:estão presentes em células de plantas e algas. Existem três tipos principais: Cloroplastos (apresenta cor verde, devido ao pigmento da clorofila, é neles que ocorre a fotossíntese), Cromoplastos (plastos que não possuem clorofila, mas apresentam pigmentos vermelhos ou amarelos, sendo então responsáveis pelas cores de frutos, flores e folhas) e Leucoplastos (plastos que não possuem pigmento, presentes em certas raízes de caules tuberosos, tem como função o armazenamento de amido).